[firebase-br] Sevidor Firebird

OttoFuch ottofuch em terra.com.br
Sex Set 12 11:16:41 -03 2008

Aproveitando o gancho:
Existe versão de 64 bits do Firebird?
Acabo de montar um computador com processador de 64 bits (Intel  Core 2 Duo
Processor E6550, LGA 775 PKg etc e que vem com uma coisa fundamental para
mim: a extensão VM em hardware. Esse computador tem 8 giga de memória, e por
ora só um HD de 250 GB. Com dual booting, nele instalei o Windows Vista
Ultimate 64 bits, e o openSuse Linux 11 de 64 bits. O openSuse Linux
instalaei em duas "versões": instalação simples, e instalação XEN, em que o
openSuse 11 é o Domain 0, e outros sistemas que vinha a ser instalados
virtualizados são os Domain U.
A diferença do Xen para o VMWare Workstation é que o boot é dado belo XEN
que passa o controle para o Domain 0. O XEN é dito ficar sobre o "bare
metal" (metal puro), e assim as máquinas virtuais são tremendamente velozes.
Ainda em teste nesta parte, acabo, após inicializar o openLinux XEN, de
instalar o Windows 2000 Professional, e foi redondo. Antes, rodando o
openLinux 11 como máquina isolada, já tinha instalado na mesma o Windwos 98
II através do Qemu.
Não tenho tido problemas no Windows Vista Ultimate, salvo a recusa expressa
e explícita de instalar software antigo como o IDE do Visual Basic 6. Mas os
programas gerados por ele rodam normalmente. Para contornar a situação,
instalei no Windows Vista Ultimate o Virtual PC 2007, que funciona muito
bem, e instalei nele o Windows 98 II, e dentro do Windows 98 II instalei o
IDE do Visual Basic que também funciona normalmente.

Qual a vantagem da máquina de 64 bits? o maior espaço de enderaçamento. Daí
a minha pergunta se já existe Firebird de 64 bits. Acho esta questão mais
importante do que o processamento paralelo em dois ou mais processadores.
Segundo lí ontem, a MS já está trabalhando em extensões no .NET para
aproveitar melhor o processamento paralelo. Linguagens atuais como o C, C++
e é claro o Delphi não estão bem adaptadas para o processamento paralelo. A
verdadeira linguagem para o processamento paralelo, no momento, é a
linguagem Erlang (Ericson Language - foi proprietária da Ericcsson e é usada
na programação de estações telefônicas - não sei se já virou open-source,
mas de qualquer maneira, é de uso gratuito. Está mais para a linguagem
declarativa prolog (SQL também é do tipo declarativo) do que para C ou C++.

Em
http://oreilly.com/catalog/oraclepp/chapter/ch01.html
achei o primeiro capítulo (em inglês) de um livro da editora O'Reilly,
chamado Oracle Parallel processing.
Talvez seja uma fonte de informações comparativas inteessante.

[]´s
Otto