[firebase-br] conectar uma base de dados no linux

Eduardo Pelizzari de Andrade eduardoandrade em persoft.com.br
Seg Set 8 15:57:03 -03 2008

Ele está recusando a conexão de rede, se fosse problema de arquivo o
erro seria I/O.

Vamos ao início:

O firebird está rodando? O comando abaixo deve retornar o fbserver,
firebird, interbase ou algo pareciso:

#netstat -a -p -n | grep 3050

Se o comando acima vai verificar se existe algum processo usando a porta
3050. Se você ficar na dúvida na hora de analisar o resultado post o
resultado do comando aqui. Se não voltar nem uma linha mostrando que o
firebir está funcionando, entre em /etc/init.d, encontre o script
firebird e digite:

#./firebird start

Se ele der mensagem de erro, post a mensagem de erro e verifique se ele
explica alguma coisa no arquivo /opt/firebird/firebir.log

Sim o firewall pode estar limitando a conexão. Se este servidor tem um
firewall e o administrador não alterou para aceitar as conexões com
certeza haverá problemas, porque a priore, o servidor não deve estar
aceitando receber conexões em portas previamente liberadas, se não para
que serviria um firewall.  Mas onde está o administrador do servidor?
Ele com certeza consegue colocar as regras.

Para ver as regras do seu firewall digite:

#iptables -L

Eduardo Pelizzari de Andrade
Persoft Softwares Aplicativos