[firebase-br] Dúvida sobre ordenação de registros

Paulo paulo em manfra.com.br
Qua Set 3 09:35:14 -03 2008

Bom, uma solução não tão muito elegante seria você ter um campo "ordem"
do tipo varchar e ordenar por este campo. Inicialmente, dê um valor
sequencial para cada registro:

1 "Curitiba" "1"
2 "São Paulo" "2"
3 "Maceió" "3"
20 "Londrina" 20"

Ao inserir um registro em determinada posição, coloque no campo ordem
deste registro o sequencial do registro anterior clonando seu número
final. Por exemplo, ao inserir um registro depois de Maceió, pegue o 3
do registro Maceió e coloque mais um 3 no final. Ficaria assim:

1 "Curitiba" "1"
2 "São Paulo" "2"
3 "Maceió" "3"
4 "Londres "33"
20 "Londrina" 20"

Dessa forma a ordenação que o cliente estabelece fica garantida. Só que
o campo ordem *deve* ser do tipo varchar, já que 33 vem antes de 4 para
este tipo.