[firebase-br] Como distribuir um sistema feito em Delphi, que utiliza o FireBird como base de dados

Paulo - yahoo psdias2 em yahoo.com.br
Sáb Out 4 16:45:27 -03 2008

Pessoal:

Peço licença para colocar algumas perguntas relacionadas com a
distribuição/instalação de um sistema, que pretendo vender através de
em um site (ainda a ser montado).  Na empresa em que eu trabalhava,
eu e meus colegas é que íamos diretamente ao cliente e fazíamos a
instalação para ele, em toda a sua rede, e por isso não tenho experiência
quanto a vender um sistema pela Internet.

Estou terminando um sistema feito em Delphi 7 (sete), que utiliza
base de dados FireBird 2.1 (utilizo DBExpress, com driver do InterBase).
Obs.: É um sistema relativamente simples, para ser usado em modo monousuário
ou em rede.  Não faz uso de nenhum recurso especial, não exige conexão
com a Internet para funcionar.

Gostaria de saber das pessoas que trabalham de forma semelhante à
que citei acima como é que fazem para distribuir o sistema (supondo que
eu venha a criar um site de onde os clientes possam baixar a instalação).

Eis as principais dúvidas:

a) Vocês criaram a instalação do FB e do aplicativo como uma única
instalação, ou como duas instalações separadas ?

b) É preferível eu ter uma instalador apenas para meu sistema,
e nas instruções de instalação orientar ao usuário que rode antes
o instalador do FB ?

c) É possível eu criar um instalador (no Inno Setup, por exemplo) que
detecte se o FB está ou não instalado no computador do usuário,
e que chame a instalação do FB automaticamente, se necessário ?

d) Vocês incluem um banco de dados vazio nas suas instalações, ou chamam
alguma rotina (script ?) que se comunica com o FB e cria o banco de dados na
hora da instalação ?  Podem enviar um exemplo ?

e) Estou pensando em enviar o FB embarcado, como default, pois imagino que
um usuário que não seja da área de Informática possa ter alguma dificuldade
em instalar o FireBird.  Assim, tudo o que meu instalador precisaria fazer
seria
copiar os executável do sistema, o BD vazio, etc. para uma pasta e criar um
ícone no desktop.  Caso o usuário queira usar o sistema em rede, então
eu deixaria instruções (no meu site - que estou pensando em criar) para uma
instalação em rede - que alertaria ao usuário que alguém da área de
Informática
deveria fazer a instalação.  Alguém já pensou em algo assim ? O que acham
disso ?

Enfim, agradeço muito se me derem algumas orientações quanto a este assunto.

Muito obrigado pela atenção de todos.
Paulo