[firebase-br] FB em Palm

Joao Marcos unixkiller em gmail.com
Seg Nov 17 22:46:03 -03 2008

Rogério,

Antes de qualquer coisa, vamos dar nomes aos bois aqui:

 1 - Palm utiliza PalmOS, possui um banco de dados próprio chamado
PDB, que por sinal é uma merda.
 2 - Pocket PC - Roda Windows Mobile, o que facilita MUUUUUITO a nossa
vida, já que nos possibilita fazer qualquer aplicação rapidamente
utilizando o VB.net + Webservices.

 No pocket pc você tem também uma versão do SQL server, chamada SQL
Server CE. Muito útil pra você armazenar pequenas quantidades de
dados.

 Eu possuo um sistema p/ restaurantes que utiliza o Firebird, e quando
tive a necessidade de desenvolver pra esta plataforma (Win mobile),
procurei MUITO sobre o asssunto e a melhor forma que encontrei foi
utilizar Webservices para fazer a persistência/consulta no meu banco
de dados Firebird.

Como funciona?

Vamos lá..
  Você escreve o seu webservice (pode ser em C#, Vb.net ou até o
delphi.net, Eu usei VB.net pq era fácil e eu não sabia C#). Você pode
dar uma pesquisada sobre como criar seus webservices no google. Bem, a
sua aplicação do Pocket PC se comunica (CONSOME) o seu webservice e os
dados são todos retornados em XML  (O que é perfeito e fácil).

O resto fica por conta da sua pesquisa.

Qualquer dúvida é só mandar um email pra mim, pq isso aqui já foge do
assunto da lista.

Abraços senhores colegas.