[firebase-br] Transação

Evandro Siqueira vansiqq em gmail.com
Qua Maio 21 08:46:35 -03 2008

2008/5/20 Mario <brujeria em task.com.br>:

> Olá,
>
> mas pergunto, ao rodar um select automaticamente há uma inclusão de algo
> como beginTransaction() e endTransaction() ou commitChanges()?

Não. A transação é iniciada quando você abre a conexão e encerrada quando
você fecha. Os commits e roolbacks são feitos por vc após os selects,
inserts, etc.

> Pode haver mudanças de dados com selects? algo como triger after select
> ou algo parecido?

Se eu entendi bem sua pergunta, a resposta é não. Não há triggers after ou
before selects no Firebird. E tb não me lembro de ter visto em nenhum outro
banco de dados.

Uma possibilidade (remota mas que poderia acontecer) seria este select estar
executando uma stored procedure e o código desta stored procedure vir a
modificar alguns dados.

> Valeu
> Mario Mol

> transação?