[firebase-br] Só consigo conectar se especificar a porta (mesmo sendo a padrão)

Magno Machado magnomp.gprs em gmail.com
Sex Maio 9 08:52:42 -03 2008

Quando troquei de computador, passou a acontecer o seguinte problema comigo:
Eu só conseguia conectar no servidor de banco de dados se eu especificar a
porta de conexão junto ao endereço do servidor (na forma
"Endereço-do-servidor/Porta"), mesmo que a porta utilizada seja 3050.
Não é um problema da biblioteca de acesso utilizada, pois experimentei isso
tanto no IBExpert quando no Delphi com DBExpress e Zeos (Este último
inclusive eu tive que modificar o código fonte do mesmo pois normalmente ele
só utiliza o formato "Endereço-do-servidor/Porta" quando a porta utilizada é
diferente de 3050). Inicialmente achei que era alguma imcompatibilidade com
o meu S.O. (Vista), pois isto passou a ocorrer quando troquei de máquina e
passei do XP para o Vista e nenhuma das outras máquinas da empresa, que
rodam XP, apresentaram o problema.
Porem agora o mesmo passou a ocorrer em um micro com XP, então imagino que a
questão não é o S.O. mesmo.
Detalhe que isto é apenas quando se trata de uma conexão a um servidor
remoto. Conexões na mesma máquina funcionam normalmente.

Alguma ideia do que pode ser isso? Imagino que não é nada relacionado a
firewall pois a conexão pode ser feita normalmente, desde que vc informe a
porta junto ao endereço do servidor.

Na minha máquina estão instalados o FB 1.5 e 2.0, e na outra que passou a
apresentar o problema agora estão o 1.5 e 2.1.