[firebase-br] Banco lento

sicnemelpor em gmail.com sicnemelpor em gmail.com
Qua Mar 5 23:06:24 -03 2008

Só a mudança para um HD novo SATA já daria uma diferença boa, pois todos
são pelo menos 7.200 RPM. Nem precisa um processador tão parrudo, e 2 GB
de RAM tá sobrando. Só não esqueça de configurar o tamanho do cache de
páginas do Firebird pra aproveitar toda esta memória!

Como sistema operacional, sugiro o Linux Debian 4.0 64 bits, usando o
Firebird 64 bits.
Se for usar mais de um processador (core duo, quad, Xeon, Opteron x2,
Athlon 64x2) use a versão SuperServer, que aproveita melhor as CPUs.

Tenho usado um banco de 2GB com imagens (27.000 imagens, mais tabelas de
120.000 registros), num Dell 2900 (Xeon Quad com 4GB de RAM, 6 discos SAS
15.000 RPM RAID5), mas dentro de uma máquina virtual usando um processador
só e 256MB de RAM (VMWare), e um aplicativo em FreePascal rodando junto
servindo umas páginas WEB acessando o banco. Tá muito rápido...

Se você for novo no Linux, procure alguém que instale pra você. Vale a
pena pra colocar o banco de dados nele que ainda dá uma boa segurança e um
bom firewall (que vc configura).

Claro, isto tudo num micro confiável (fonte redundante? discos em raid?
garantia de 3 anos "on-site"?) e no-break. Sala apropriada, acesso
restrito, ar condicionado... Não sei qual o tamanho da empresa, mas pelo
menos a lista acima até o no-break é essencial.

Se precisar de umas dicas, podemos conversar.

[]s
Nelson Sicuro