[firebase-br] Como agrupar valores por mês e trabalhar com datas?

Pablo Vieira pablo em k2mweb.com.br
Qui Jul 10 13:23:49 -03 2008

Olá pessoal, estou com a seguinte dúvida!
Tenho uma tabela que armazena as custas de um determinado processo
(escritório de advocacia) e estou precisando montar um relatório que
apresente esses dados da seguinte forma:

Data            Lançamento           Tipo
        Valor
08.04.2008 | Saldo Anterior  |
|    -133,47
08.04.2008 |                         | Despesas Administrativas
|      -10,45
15.04.2008 |                         | Correios
   |        -5,10
Abril/08      | Saldo                |
         |    -149,02

Esta me faltando experiência de programação para montar isso. Então as
dificuldades estão em fazer uma query que totalize os valores de um
ponto pra traz como no exemplo foi do primeiro lançamento do mês 04  e
depois quebrar por mês e apresentar o saldo de cada mês.

Pessoal talvez isso fuja um pouco do escopo dessa lista mas estou
precisando de ajuda pois não domino uso da sql no firebird, se alguem
poder me dar uma dica de como seria o algoritimo pra chegar nessa
solução (uma dica de como começar) agradeço muito!!!

Obrigadão a todos q de alguma forma tetaram ajudar :-))

Pablo Vieira.