[firebase-br] Duvidas sobre migracao do FB 1.5x para FB 2.1

Paulo Sérgio Dias (GMail) psdias em gmail.com
Sáb Jul 5 07:16:11 -03 2008

Pessoal:

Perdoem a longa mensagem, mas por falha de minha parte, perdi minha
instalação
do FireBird, e agora surgiram várias dúvidas.

Descrição de minha situação:
Até recentemente, eu usava o FireBird 1.5x (não me lembro exatamente qual o
número "x").

Tive que formatar meu HD, e perdi a pasta onde eu tinha o instalador
do FB 1.5x.  Por isso, depois de reinstalar o XP, Delphi 7, etc., decidi
aproveitar e
migrar para o FB 2.1.

Dúvidas:
1)  Tenho um banco de dados (BD.FB) da versão 1.5x.
Posso simplesmente conectar o FB 2.1 nesse BD, ou
é obrigatório (ou aconselhável) fazer um backup na versão mais velha e um
restore na versão mais nova ?

2) Para eu fazer um backup na versão 1.5x, posso usar qual uma delas (1.50,
1.52, 1.53, etc.), ou
tenho que usar exatamente a versão em que criei o BD ?   E, no caso de eu
ter de usar exatamente
a versão onde criei o BD, há algum modo de eu descobrir qual exatamente era
a versão de criação
do BD, já que eu perdi o instalador ?  Já encontrei em alguns sites várias
versões 1.5x, mas não me lembro
qual delas eu tinha instalado no meu micro.

3) Com a versão 1.5x, eu tinha um "Firebird Guardian", com o qual eu podia
parar e reiniciar facilmente
o FB (não me lembro se esse "FireBird Guardian" veio com a instalação do FB
1.5x, ou se eu baixei
na Internet).   O FB 2.1 não possui um "Guardian" ?   Se eu precisar parar e
reiniciar o FB 2.1,
o único jeito é reiniciar o Windows, ou existe um FB Guardian para a versão
2.1 ?

4) Utilizo o Delphi 7 (SETE, e não 2007) com DBExpress.  Li algumas
mensagens nesta lista dizendo que parece não haver
grandes problemas em usar o FB 2.1 com o DBExpress do Delphi 7 (com driver
para InterBase).
Quem utiliza o D7/DBExpress com FB 2.1 poderia confirmar se realmente não há
problemas sérios com o driver
do InterBase conectando o FB ?  (por exemplo, nas mensagens que li,  um dos
problemas era que não se podia
fazer um SELECT com o nome da tabela em minúsculas;  por mim, não há
problema, pois já me habituei a usar
nomes de tabelas apenas em maiúsculas).

Muito obrigado pela atenção e paciência de todos.

Paulo