[firebase-br] User name e senha?

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Sex Dez 5 16:39:42 -03 2008

Bom dia/tarde pessoal.

O nome do usuário não é caso sensitivo, então tanto faz "SYSDBA" como
"sysdba" como "SySdBa".

Mas a senha é sim caso sensitiva. Aí faz toda a diferença.

Com relação à distribuição linux Debian (e suas derivadas), assim que você
baixa e instala o respectivo pacote do Firebird, o servidor Firebird não
entra imediatamente no ar.

Ele apenas exibe uma mensagem informando que você, como administrador
(usuário "root"), terá que reconfigurar esse pacote via "dpkg --reconfigure
firebird-2.0-super" (ou o "firebird-2.0-classic" dependendo da versão de
Firebird que você tenha instalado).

Aí sim ele solicita a senha inicial do usuário SYSDBA.

Depois de devidamente configurado, você pode iniciá-lo via "service
firebird-2.0-super start" ou "/etc/init.d/firebird-2.0-super start".

Para pará-lo, execute "service firebird-2.0-super stop" ou
"/etc/init.d/firebird-2.0-super stop".