[firebase-br] Ref. Identificar Servidor Firebird

Omar Haddad omarhaddadm em gmail.com
Sex Dez 5 09:04:10 -03 2008

Salve amigos, ca estou eu tentando aprender um pouco mais,

Bom dia, em primeiro lugar.

Queria saber pode identificar qual servidor está rodando na máquina. É o
seguinte: Percebi que na bandeja do sistema, há um ícone do fIrebird
titulado "Firebird guardian". Percebi também que no painel de controle, há
um item titulado "Firebird 1.5 Server Manager" ? Eu tentei parar o guardian
para ver se o servidor da minha máquina pararia e a aplicação rodou assim
mesmo ?

Em primeiro lugar, senhores:

[01.] Qual a diferença entre os dois ? Por que aparece o ícone do Firebird
Guardian na bandeja e tem o ícone "Firebird 1.5 Server Manager" ? Qual
deles, de fato, é o servidor Firebird na minha máquina, para caso eu
precisar restartá-lo ?

[02.] Ao instalar, por exemplo, o IBExpert numa estação, para registrar o
banco, devo apontá-lo como remoto ?

[03.]. Não estou encontrando o FBServer.hlp. Alguém tem ele ai ?

Obrigado pela paciência.

Abraço

Att.
Omar