[firebase-br] Hibernate. Pergunta de Iniciante. Bem Cretina

Daniel Bastos danbastos em gmail.com
Qui Dez 4 17:37:25 -03 2008

>Então vamos la, o que é o Hibernate?
Hibernate é uma biblioteca para fazer mapeamento objeto-relacional.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapeamento_objeto-relacional

>Quais as finalidades dele?
Normalmente temos problemas para mudar de banco em aplicações. A idéia do
hibernate é de funcionar c/ qualquer banco, não sendo necessário nem ao
menos recompilar a aplicação.

>Tem algum beneficio em usa-lo?
A independência de bancos de dados. Sua aplicação passa a trabalhar somente
c/ objetos, e não mais com SQLs. Fica a cargo do Hibernate montar a query,
executar no banco e, te retornar o resultado na forma de um objeto.

Alguem pode me passar artigos sobre?
http://www.thiagochaves.eti.br Tem 3 vídeo-aulas ensinando a montar um
pequeno projeto utilizando RichFaces + Hibernate, mas acho que vai ser
necessário um pouco de conhecimento em Java para poder entender.
Tem outros materiais na net.

>Ele só serve para o Java e o .NET?
Sim. Hibernate para Java, e NHibernate para .net

Abs
Daniel A. Bastos