[firebase-br] Segurança de dados e estrutura, alguém se habilita?

Renato Bermudo renato em eficazinformatica.com.br
Qui Dez 4 15:11:20 -03 2008

O assunto sobre segurança no Firebird já foi discutido várias vezes aqui na
lista, mas em resumo não existe recurso de segurança embarcado no firebird
como existe na versão atual do interbase.
Abaixo segue um trecho de e-mail que trata sobre criptografia e segurança
enviado pelo Carlos H.Cantu para lista que explica porque ainda não foi
implementado:

"A questão é que esse tipo de coisa não é tão fácil de ser implementada
no Firebird de forma segura, pois o FB é Open Source (o IB não). Ou
seja, qualquer um poderia baixar o código do FB e alterar o source
removendo as rotinas de checagem de segurança e acessar o seu banco.
Ou então, bastaria usar o servidor embedded (que não verifica
usuários) e acessar o banco.

De qualquer forma, o FB 3 provavelmente terá EUA, mas isso não vai
resolver o problema da segurança, pelos motivos descritos acima. Já
houve uma discussão sobre isso na fbdevel, e a conclusão que se chegou
é que implementar criptografia e segurança dentro do banco de forma
totalmente segura exigiria um grau de complexidade tão alto que a
maioria dos usuários simplesmente não iria usar."