[firebase-br] Hibernate. Pergunta de Iniciante. Bem Cretina

Gustavo Moda gustavo.moda em gmail.com
Qui Dez 4 12:23:40 -03 2008

Olá,

Abaixo, explicações não tão convencionais;

Em Qui, 2008-12-04 às 11:53 -0200, Luiz Roberto escreveu:
> Pessoal,
> Me desculpem a pergunta, mas sempre ouço falar de Hibernate de diversos
> bancos de dados
>
> Até onde eu acho que é Hibernate é um framework de gerenciamento de Querys.
> http://www.hibernate.org/
>
> E até hoje procurando não tive uma ideia do que isso é
>
> Então vamos la, o que é o Hibernate?
Hibernate é uma camada de persistência de dados, mapeamento de
objeto/dados relacional.

> Tem algum beneficio em usa-lo?
1) sua aplicação fica independente do banco de dados;
2) Você não precisa escrever muitos códigos SQL;
3) Tem sistema de CACHE

> Quais as finalidades dele?
Sistemas que contam com um modelo MVC;
MVC = Prática de desenvolvimento em três camadas, a saber:
- Camada de Interface.
- Camada de Controle;
- Camada de Negócio;

> Alguem pode me passar artigos sobre?
http://www.javafree.org/javabb/topic-3721-Pequeno+Tutorial+sobre
+Hibernate
http://www.javafree.org/news/view.jf?idNew=817
http://www.hibernate.org/5.html

A documentação é muito vasta na net. ;-)

Abraços