[firebase-br] Backup

Sandro Souza escovadordebits em gmail.com
Qui Dez 4 11:08:23 -03 2008

Bom dia/tarde Carlos.

Para o agendamento de tarefas, existem vários programas em linux, e entre
eles o "cron".

Encontrei uma página que fala sobre o processo de agendamento de tarefas:
http://www.redhat.com/docs/manuals/linux/RHL-7.2-Manual/custom-guide/cron-task.html

Por favor, corrijam-me se eu estiver falando besteira.

Primeiro você teria que criar um script (parecido com os arquivos de lote
(*.bat) que temos em M$$$-DOS e M$$$-Windows).

Vamos chamá-lo de "autobackup.sh".

Vamos supor que esse arquivo já exista na pasta "/opt/firebird", então vamos
agendar a execução periódica desse arquivo.

Vamos obter a lista de agendamentos atuais e salvá-la em um arquivo texto
para podermos editá-la.

1.1 - "Logue" como "root".
1.2 - Execute "crontab -l > agendamentos.txt" para exportar os agendamentos
para o arquivo texto "agendamentos.txt".
1.3 - Edite o arquivo "agendamentos.txt" e acrescente mais uma linha de
texto contendo o seu agendamento, no seguinte formato:

minuto hora dia-do-mês mês dia-da-semana comando

Onde:

minuto: Minuto da execução, de 0 até 59, ou simplesmente "*" para ignorá-lo.

hora: Hora da execução, de 0 até 23, ou simplesmente "*" para ignorá-la.

dia-do-mês: Dia do mês da execução, de 1 até 31, ou simplesmente "*" para
ignorá-lo.

mês: Mês da execução, de 1 (janeiro) até 12 (dezembro), ou simplesmente "*"
para ignorá-lo.

dia-da-semana: Dia da semana da execução, de 0 (domingo) até 7 (sábado), ou
simplesmente "*" para ignorá-lo.

comando: A linha de comando que será executada, podendo conter mais de um
comando, separando-os por ponto-e-vírgula.

Com relação às primeiras 5 colunas (todas numéricas), você pode informar
intervalos fechados, separando o valor inicial do final com um sinal de
menos (-).

Por exemplo, vamos agendar a execução do arquivo
"/etc/firebird/autobackup.sh" para todas as noites às 20:00:

0 20 * * * /opt/firebird/autobackup.sh

Ou então, para todas as noites às 20:00, mas apenas de segunda à sexta:

0 20 * * 1-6 /opt/firebird/autobackup.sh

Agora, para ativar a nova lista de agenda, que está no arquivo
"agendamentos.txt", basta importar o conteúdo desse arquivo, executando
"crontab agendamentos.txt".

Dentro do arquivo "/opt/firebird/autobackup.sh", você pode colocar toda a
sequência de comandos a serem executados, como por exemplo, executar o
"nbackup" (disponível nas últimas versões do Firebird) para gerar backups
incrementais.

Só não vou colocar aqui o script de backup porque depende de vários fatores,
como por exemplo:

1 - Como você deseja que sejam gerados os nomes dos novos backups?
Ano-mês-dia.bak?
2 - Onde vai armazenar esses backups? Em CD/DVD? Em outro HD da mesma
máquina? Em uma pasta compartilhada em outra máquina?
3 - Se for salvar em CD/DVD, onde está montado o drive de CD-RW/DVD-RW?
/mnt/cdrom? /mnt/scd0?
4 - Se for salvar em outro HD da mesma máquina, em que ponto de montagem
deverá ser salvo o arquivo?
5 - Se for salvar em uma pasta compartilhada em outra máquina, em que ponto
de montagem deverá ser salvo o arquivo?

Então, por enquanto, fico por aqui, mas posso lhe ajudar conforme você
forneça mais informações.

Espero ter ajudado mais que atrapalhado. :D