[firebase-br] Ref. Erro Trigger

Seg Dez 1 18:04:54 -03 2008

Bom dia/tarde pessoal.

Lembrem-se que mesmo que vocês alterem a propriedade "Required" do
respectivo campo para "False", o próprio Firebird não vai aceitar que você
não envie o valor do respectivo campo, ou seja, o componente-campo que está
no seu formulário está apenas refletindo a situação que ele encontrou na
respectiva tabela.

Você pode evitar que o componente-campo exiba a mensagem de campo
obrigatório, mas vai esbarrar na mensagem de erro do próprio servidor
Firebird reclamando que não recebeu o valor daquele campo obrigatório.

Teste aí.