[firebase-br] Ref. Erro Trigger

Omar Haddad omarhaddadm em gmail.com
Seg Dez 1 14:54:21 -03 2008

Salve amigos da lista, estamos ai aprendendo a trabalhar com o Firebird ( is
fire !) (rs)

Mas amigos.é o seguinte:

Anteriormente crei as tabelas sem campo chave específico, por exemplo,
categoria. Criei um generator e uma trigger ao inserir atualizando o campo
CAT_CODIGO (este seria o chave)

Quando eu não tinha definido nenhum campo chave, funcionava de boa o
cadastro, inclusão/alteração/etc. Agora, resolvi definir um campo como
chave, e quem foi, (já sei) CAT_CODIGO,
coloquei ele como 'not null" e o defini na constraints como chave primária

Agora, rodando a aplicação, ao tentar inserir uma categoria, eu recebo a
mensagem:

Campo "CAT_CODIGO" deve ter um valor"

Mas se a trigger esta definida para o campo CAT_CODIGO no before insert,
qual a razão desta mensagem ?

PS: Eu ja fui cliquei 2x no campo CAT_CODIGO, fui na aba Auto-Increment e
marquei a GEN_CATEGORIA, novamente mas nada.

Abraço e obrigado pela paciência.

Att.
Omar