[firebase-br] Contrário de Upper?

paulosxs Yahoo! paulosxs em yahoo.com.br
Ter Set 11 18:24:15 -03 2007


Concordo com o Rubem. E eu arriscaria dizer que parte disso é causado 
pela falta de profissionalismo de muitos programadores. Há algumas 
décadas, a maioria dos programadores ingressavam-se neste mundo pelo 
encanto que a informática lhes causava. Eram poucos e bons. Mas, hoje em 
dia é notório que muitos tentam entrar neste mundo por uma questão de 
oportunidade de renda. Consequência: em vez de fazer da programação um 
arte, acabam usando o velho método brasileiro de dar um jeitinho nas 
coisas. No exemplo do Rubem, tratamento de conflitos transacionais, em 
vez de tentar discutir uma solução definitiva, muitos dão um jeitinho, 
gerando sistemas que vão estourar uma hora ou outra, ou seja, com baixa 
qualidade. E são esses mesmos, que fazem da programação apenas uma 
oportunidade de renda, que vêm explorar com questões simples a 
experiência que os verdadeiros amantes da informática acumularam durante 
a sua dedicação a essa arte-ciência. Entretanto, como não podemos 
generalizar, tento ajudar a todos e responder a quaisquer questões, 
sejam elas simples ou complicadas, na crença de que alguns dos 
iniciantes tenham a ambição de se tornarem verdadeiros programadores e 
não simples oportunistas.


Rubem Nascimento da Rocha escreveu:
> Faço minhas as palavras do Alessandro. Há uns meses atrás, propus uma discussão (não sei se foi nesta lista ou em outra sobre Delphi) a respeito de discutirmos sugestões para resolvermos um problema que é crucial em sistemas de informação que armazenam informações em bancos de dados relacionados: conflitos transacionais e os famigerados 'deadlocks'.
> Não vi nenhuma mensagem com cunho de interesse a fim de discutir soluções de resolução de alta concorrência em situações variadas em sistemas de informação, seja o sistema fim destinado para indústria, comércio, serviço, etc. com feedback em tempo real.
>  
> De tanto ler o livro da Helen Borrie (comprei importado!), acabei desenvolvendo uma solução simples para meu problema de concorrência, que poderia muito bem ter sido discutido de forma madura e técnica nesta ou em outra lista. Quando vou postar essa experiência na lista? A resposta é um alto e sonoro 'Não Sei!'. Pq? Pq a postura atual desta e de outras listas, do pessoal apenas querer respostas e não contribuir, não merece esta contribuição. Ou seja, abomino o famoso 'Venha a nós e ao vosso reino... p#$$a nenhuma!'. Passei por isso quando um determinado fulano (que tem sorte por não mencionar o nome dele aqui) me pediu pra implementar uma solução pra atendimento telefônico ao cliente, onde haveria muitos atendentes pra atender ligações de clientes. O cara disse que ia me pagar, me contactar pra outros serviços, ... P#$$a nenhuma! O cara pegou meus códigos que passei horas à noite, deixando de fazer meus afazeres da faculdade pra ver se ganhava uns trocados, e sumiu, desapareceu, escafedeu-se! Nem deixou recado no skype dele!
>  
> O que ocorre nas listas (e isso me deixa p#&o da vida!) é que usam a lista achando que é um helpdesk '0800', que é só chegar, falar do problema e esperar que a solução chegue de bandeija, ou em pior caso querem fazer enquetes ou perguntas que poderiam muito bem ter sido consultas no help do produto em questão ou na Internet, mas por preguiça o cara acha mais cômodo postar na lista e esperar que o povo se manifeste dando a ele a resposta também de bandeija.
> Listas de discussão, a meu ver, são para discussões técnicas e maduras chegarmos à boas práticas que possam enriquecer a experiência e o conhecimento de todos, e não pra ser tratada como um helpdesk gratuito ou, por preguiça, pra buscar respostas que poderiam ser conseguidas no help do produto, ou com uma pesquisa no Google, AltaVista, Yahoo, etc.
>  
> Perdão ao moderador e aos colegas de mais experiência e/ou com mais tempo na lista pelo desabafo!
> Sds.
>
>   





Mais detalhes sobre a lista de discussão lista