[firebase-br] Res: Corrupção - Qual é o segredo ?

Igor Aguiar igor_aguiar em yahoo.com.br
Ter Nov 13 01:36:25 -03 2007

O segredo é vc enteder a estrutura do arquivo de banco de dados, como e onde as informações do banco são armazenadas dentro do arquivo, e a partir daí, trabalhar o arquivo diretamente, sem a utilização do servidor Firebird. (isso se for apenas o arquivo de banco de dados q esteja corrompido mesmo... Pois já tive um caso onde o HD estava com problema e não era possível nem copiar o arquivo fdb para outro local)

Acredito que para isso vc terá q procurar informações nas listas de email em inglês e também estudar o código-fonte do Firebird.

Pessoalmente, prefiro pagar pela solução já pronta, desde que ela cumpra o seu papel, não seja muito cara e eu disponha da verba, é claro :)

Aproveitando o assunto, certa vez encontrei uma solução de replicagem de dados muito interessante, que infelizmente não serve para resolver seu problema (recuperar seu banco), mas poderá ajudá-lo a evitar o problema futuramente. O nome da solução é Sequoia (http://sequoia.continuent.org/). Seu princípio é configurar vários bancos de dados funcionando como arrays redundantes, muito semelhante  à configuração  RAID. Acredito que  valha a pena  dar uma olhada nela.

Boa sorte,
Igor

----- Mensagem original ----
De: Fernando Machado <fm-sistemas em fm-sistemas.com>
Para: lista em firebase.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 12 de Novembro de 2007 16:43:24
Assunto: [firebase-br] Corrupção - Qual é o segredo ?

Esses dias mandei um post solicitanto ajuda para recuperar um BD
 corrompido.

Tudo bem o Joelson se prontificou a ajudar, porém não obtive mais
 respostas dele.

Afora isso já fiz terra arrasada na internet. (google; altavista;
 enfim etc...)
Já li tudo que encontrei sobre corrupção no Firebird (quase todos os
 artigos que encontrei recomendam os mesmos passos. São quase cópias
 uns dos outros e nenhum resolveu).

Baixei o "Interbase Recovery" trial: Ele abre o BD, recupera tudo em
 scripts, porém no lugar dos dados ele escreve "DEMO". Tudo bem é um
 demo e a versão normal custa U$ 249,00.

A pergunta é a seguinte ? Porque o "Interbase Recovery" faz essa
 mágica e eu não encontro em nenhum lugar da internet uma dica que seja
  (nem que eu leve um mes ou mais para chegar na solução eu não me
 importo). Um componente que me de condições de trabalhar numa solução ou
 que me de um caminho para esse tipo de problema. Qualquer luz no fim
 do túnel. O fio da meada para eu começar a trabalhar na recuperação
 desse banco.

Resumindo:  QUAL É O SEGREDO ? (já que esse SGDB é free, open
 source)

Se for o caso nem precisa me ajudar, eu só quero uma explicação para
 isso. Como eles podem e eu não. Não tenho nem chance de tentar, pois
 de cara da um "I/O error..."

[]'s
Fernando