Re: [firebase-br] Mudar dialect de 1 para 3, é possível com gfix né?

Renato Miranda renato.smiranda em gmail.com
Sex Mar 16 20:28:40 -03 2007

Tudo bem Adriano e Jeferson ?

Minha experiência é a seguinte:

1) Trabalhava com Interbase e o famigerado BDE;

2) Não há como converter os arquivos em BDE (sempre dialect 1) para dialect
3, diretamente;

3) quais as vantagens dessa conversão:
        3.1. os campos numéricos do dialect 1 (numeric(15,2) ou maiores) que
apresentam pequenas diferenças nos cálculos (+- 0.01) não sofrerão mais
desse problema porque o dialect 3 guarda os campos em inteiros;
       3.2. os campos alfabéticos (varchar) poderão usufruir dos "collates"
do Firebird 1.5, e, se usar o PTBR se livrará de uma reclamação constante
dos usuários na hora de juntar "João"," joão", "Joao", JOÃO", "JOÃO", etc.
Eles aparecerão independentemente do parâmetro de pesquisa;

Se você utilizar um "pump" do dialect 1 para o banco em dialect 3, os campos
numéricos continuarão como double. Pode-se alterá-los um a um, criando um
campo novo no dialect 3 (numeric(15,2), por exemplo), movendo os valores do
campo antigo para lá, excluindo o campo antigo e renomeando o campo novo
para o nome antigo (para não interferir na programação).

Minha sugestão é a pior possível: criar o banco de dados no dialect 3 com os
campos numéricos do jeito que você quiser, o collate dos campos alfa da
maneira que melhor lhe aprouver, fazer um programa para ler o banco de dados
no dialect 1 e incluir os dados no novo banco com dialect 3.

É  um  trabalho árduo, mas compensa muito.

--
Abraços,

RMiranda