[firebase-br] Problema com a conexão Firebird 1.5 e Delphi 7 via DBXpress e UIB 2.0

GutembergAdv gutembergadv em gmail.com
Ter Jan 30 11:09:21 -03 2007

Já enviei este email em particular para o Paulo, desculpe se manejei mal,
foi minha 1ª ou 2ª participação na lista. Estou agora enviando-o para toda a
lista.

Meu nome é Gutemberg, sou iniciante em Delphi 7 e Firebird 1.5.
Estou tentanto fazer a conexão, descrita abaixo pelo Paulo, já faz um tempo.
Para tanto, até encontrar este email, eu já havia pesquisado em vários
lugares e em todos eles encontrei a mesma orientação que descrita abaixo,
que me parece correta. Apesar de já tê-la realizado (usando o drive UIB 2.0)
e conseguido o acesso ao BD Firebird estou encontrando o seguinte problema
que me impede de ter acesso bidirecional ao BD:

a) Realizados todos os passos abaixo descritos, ao tentar preencher os
campos do ClientDataSet (com duplo-clique e <Ctrl> + F9), recebo a seguinte
msg de erro:

"Operation not applicable" - e o ClientDataSet não mostra os campos da
tabela.

Desta forma, não consigo o acesso bidirecional que necessito para editar a
tabela.

b) Se tento mudar a propriedade  "Active" do ClientDataSet para "True"
recebo a mesma msg.

Concluindo, com tais problemas, a única coisa que consigo é mudar a
propriedade  "Active" do SQLDataSet para "True" e ter o acesso unidirecional
ligando a ela o meu DataSource.

Obs.: Estou usando o Path do meu banco da dados como localhost: ... e a
conexão com o IBExpert se faz sem qualquer problema.

Caso alguém saiba como resolver este problema ou saiba me encaminhar para
alguem que possa me ajudar, ficaria agradecido pela resposta.

Gutemberg