[firebase-br] Erro no SQL com FireBird 2.0

Jeferson Oliveira jefersonfoliveira em gmail.com
Seg Jan 29 13:09:41 -03 2007

alexandre.bittencour escreveu:
> Em minha aplicação eu tenho uma query que funcionava perfeito
> na versão 1.5 agora com a 2.0 está dando erro!!!
> Segue abaixo a query:

Sem testar, sugiro duas alterações, mesmo no Fb 1.5 (sei que funciona
na versão 1.5, mas pode ser melhor):

1) Não aplique a função sum em um string. Funciona, mas não é um
código tão natural nem legível. Dê um cast no campo antes de somar.
Exemplo: sum(substring(QUANTIDADE from 1 for 2))

2) Ao ordenar por expressões referencie o campo pela posição, evitando
assim o reprocessamento da expressão. Exemplo: order by 3

Abraço!
Jeferson Oliveira