[firebase-br] SQL que verifica se existe um campo em uma tabela do banco

Anderson - EasyBit anderson em easybit.com.br
Seg Jan 29 12:03:25 -03 2007

At 08:41 29/1/2007, Anderson S. Albuquerque wrote:
>Bom dia pessoal, estou precisando de uma sql que me retorne se há um
>determinado campo com um determinado tamanho dentro de uma tabela do banco.

Bom dia Xará, tudo bem?

Eu faço assim no Delphi para saber se o campo já existe:

function ExisteCampo(tabela,campo:string):boolean;
var T:TphoQuery;
begin
try
  Result := True;
  T := TPhoQuery.Create(nil);
  T.Close;
  T.SQL.Clear;
  T.SQL.Add('select RDB$RELATION_NAME,
RDB$FIELD_NAME from RDB$RELATION_FIELDS');
  T.SQL.Add('  where');
  T.SQL.Add('  RDB$FIELD_NAME    = '+aspas(campo)+' AND');
  T.SQL.Add('  RDB$RELATION_NAME = '+aspas(tabela));
  T.Open;
  if T.RecordCount > 0 then
     Result := True
  else