Re: [firebase-br] Orientação Objeto no firebird

Otto Fuchshuber ottofuch em terra.com.br
Qui Jan 25 09:29:37 -03 2007

O Firebird é um banco de dados relacional e não tem extensões "orientadas a
ou para objetos". Existem bancos de dados "orientados a ou para objetos",
sendo o Poet um dos mais antigos, mas pelo visto, ainda não são muito
populares. No meu modo de entender, representam de certo modo um retorno ao
modelo hierárquico ou ao modelo reticular (tais como o Adabas, um dos mais
famosos) em usao antes do surgimento dos bancos de dados relacionais.

Segundo  Donald K Burleson (Practical Application of Object-Orientede
Techniques to Relational Databases - Aplicação prática de técnicas
orientadas a objetos a bancos de dados relacionais - John Wiley&Sons - 1994:
a preocupação é antiga), você criaria uma situação limitada de um banco de
dados relacional orientado a objetos se você limitasse o acesso ao banco de
dados exclusivamente através e triggers e stored procedures. Limitada porque
não teria as outras características da orientação a objetos, como por
exemplo, a herança.

Você talvez esteja se lembrando das "Object-oriented features of Oracle" em
http://www.dba-oracle.com/art_oracle_obj.htm
localizado no Google.

Um bom casamento de impedância entre um banco de dados relacional e uma
linguagem totalmente orientada a objetos é o Hibernate que faz a conversão
dos dados das tabelas de um banco de dados relacional para métodos de
objetos dentro de uma aplicação Java, continuando a conexão via JDBC. As
inscrições SQL ficam no Hibernate e não na aplicação Java. Sem o Hibernata a
aplicação Java acessa o banco de dados relacional diretametne através do
JDBC, embutido dentro do próprio código Java.

[]´s
Otto