[firebase-br] Aos entendidos do FB, please...

Antonio Carlos a.lima.silva em terra.com.br
Qua Jan 10 16:31:12 -03 2007

Meus caros companheiros de lista,

Venho utilizando ha algum tempo o FB desde a versão 1.0, no inicio usava o
IBX para acesso e mesmo sendo mais trabalhoso a performance era ótima.
Há algum tempo atrás, tendo dado ouvidos há rumores sobre " futura
incompatibilidade do Fb com o IBX ", migrei para DBX + ClientDataSet +
DataSetProvider.

Em desenvolvimento, com FB 1.5 , os aplicativos se comportavam sempre 100%,
mas em produção,... a conversa foi outra, primeiro uma lentidão inexplicavel
e por vezes menssagens de erros.

Acabei "descobrindo" a questão das transações ( o que já sabia há muito pelo
IBX mas que não é anunciado no DBX ) , parecia ilógico que um SQlConnection
com  o parametro Interbase TransIsolation=ReadCommited  com ApplyUpdates(0)
em um Insert não fechasse a transação. resolvi esse problema, fiz na munheca
o controle transacional e eliminei 50% da lentidão e 100% das mensagens de
erro.

Contudo em produção a performance do DBX nunca ficou igual ao IBX o que é
ilógico se pensar que no DBX uso ClientDataSete, se bem que no IBX eu usava
KbMemTable.

Fui empurrando com a barriga, tentei várias soluções, para o ajuste fino da
coisa, um servidor melhor, mais memória, melhor placa de rede, melhor
switch, FbClassic no lugar do SS, Linux Shell no lugar do Gráfico, e isso
melhorou um pouco mas nunca passou de um Barrichelo.

Um dia uma maça, digo um mouse caiu sobre a mesa e resolvi mudar na
VendorLib do DBX GDS32 para FBCLIENT, por puro tédio, para ver o que
acontecia, ( Eu sempre achei que a gds32.dll no FB1.5 fosse a FBClient.dll
renomeada pelo instalador ) ocorre que essa aparente inutilidade fez o
sistema ficar 100% . Nossa pena que isso já não se aplica ao Barrichelo.

Aos entendidos, afinal FBCLIENT E GDS#@ é igual ou não ?

[]s.
Antonio Carlos