[firebase-br] Melhor componente para FireBird

Campus campus em sinos.net
Qua Jan 10 11:32:30 -03 2007

Eu também fiz testes com o Zeos, gostei muito da versão 6.1.5 (já com as
mudanças), só acho que isso pode ter deixado o componete mais lento, uma vez
que tudo fica centralizado.

Não sei até que ponto vale apena sacrificar a performance da aplicação, em
função de uma possível troca de banco, claro, isso depende muito da linha de
atuação de cada um.

Internamente o Zeos tem que ficar testando qual o banco que está sendo
acessado, e o protocolo usado (IB/FB 1.0 ou FB1.5) só aí, ele tem que fazer
uma´série de escolhas em função das modificações na api. Fora os testes de
mySQL, MS-SQL etc.

Fiz testes de desempenho entre Zeos e IBO, em todos, o IBO foi mais rápido,
em alguns casos bem mais rápido.

Uma das coisas que me fez desistir do Zeos, é o fato dele ao abrir uma
query, faz um fetch all, quando ligado a um DataWare, coisa que o IBO faz
parcialmente. Não sei se isso foi corrigido na versão 6.5 do Zeos, não
testei, não sei se tem uma versão estável.

Não consegui informações sobre o MDO, gostaria de testa-lo, mas pela
dificuldade de conseguir documentação, acabei por descarta-lo. O mesmo se
aplica em parte ao Zeos.

Eu optei pelo IBO, apesar de pago, me pareceu a suite mais completa e com
garantia de acesso as novas versões do Firebird.