[firebase-br] Melhor componente para FireBird

Érica Fernandes de Oliveira erica2613 em terra.com.br
Ter Jan 9 22:01:30 -03 2007

Boa noite,

Deixa-me apresentar, sou programador delphi/Java a 5 anos e trabalhei com o firebird a 3 anos atrás, tenho a seguinte duvida na verdade não é com relação ao firebird mas sim com componentes de acesso ao mesmo, estou no inicio de um projeto e depois de ter pesquisado muito e feito vários teste consegui chegar a conclusão que o firebird que para parte de projeto com sgdb, só que tenho uma duvida com relação ao componentes de acesso pois quanto mais eu pesquiso mais eu fico com duvida em qual o melhor componente para acesso ao firebird usando delphi, conheço essas três opções de componentes.

 - IBX - Tenho  medo de usa-lá pois acho que não será mais compatível com o firebird em versões mais novas.
 - MDO - não consegui nenhum material sobre a mesma, dizendo seus pró e contra(Como todos seus componentes)
 - dbExpress - Ganho muito em flexibilidade caso eu precise mudar de banco (Algo que eu não penso tão cedo) mas perco em performance.

Resumo da ópera, qual componente devo usar para acessar o firebird, venho até a lista pedir assa grande ajuda pois creio que alguns de vocês já tiveram essa duvida

Atenciosamente,

Flavio Rafael