[firebase-br] Formato data como varchar

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Qui Jan 4 15:37:16 -03 2007

Olá pessoal!

Eu tenho que, através de uma Stored Procedure, gerar um histórico composto
de um texto concatenado à uma determinada data armazenada no banco. Ex:

historico: Canc. cheque Nº: 457 de 14/01/2007

Acontece que se eu fizer isso:

  HISTORICO = 'Canc. cheque Nº:' || num_cheque || cast(data as varchar(10));

Eu vou ter algo como:

Historico: Canc. cheque Nº: 457 de 2007-01-14

O que eu fiz para resolver o problema agora foi montar o histórico
desmembrando a data e convertendo suas partes, assim:

 HISTORICO = 'Canc. Cheque: ' || CAST(NUM_CHEQUE AS VARCHAR(10)) ||
                        ' de ' || CAST(EXTRACT(DAY FROM DATA_COMPENSACAO)
AS VARCHAR(2)) ||
                        ' / ' || CAST(EXTRACT(MONTH FROM DATA_COMPENSACAO)
AS VARCHAR(2)) ||
                        ' / ' || CAST(EXTRACT(YEAR FROM DATA_COMPENSACAO)
AS VARCHAR(4));

Existe algum meio de formatar a data, sem recorrer a UDFs, em uma string
baseada em uma máscara, ou só através da forma acima ?

[]'s

Rodrigo A. de Freitas

Análise & Desenvolvimento
Soluções & Informática