Re: [firebase-br] Help Please : Backup - Travar estações

Jorge Henrique - America Moveis jorgehenrique em americamoveis.com
Qua Jan 3 19:25:47 -03 2007

Eu faço um lance parecido com o seu, só que uso o WinBackup. É free mas e
acessa a API do FB daí agendo um arquivo .BAT q roda o gbak num horario e
logo apos aciona o WB q apaga o cdrw e grava o backup, tudo isso sem
precisar da intervenção do usuario.

Nunca tive meio problema. Só com os cd's rw q gastam e precisam ser trocados
com certa frequencia. Tenho tbm, alguns que usam pen-drive, aí é mais facil
ainda.

O q deve estar acontecendo contigo é que o servidor deve estar travando ou
caindo no horario do backup e, sua aplicação tendo transações abertas nesse
meio tempo, fazendo com q haja perda informações.

[]'s
----- Original Message -----
From: "Antonio Carlos" <a.lima.silva em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, January 03, 2007 3:49 PM
Subject: [firebase-br] Help Please : Backup - Travar estações

Primeiramente, espero que todos tenham tido ótimas festas.

Meu problema é o backup ! Mais precisamente os usuários ! Vou florear um
pouquinho, tenham paciência por favor.

Tenho um utilitário de backup usando IBService onde o usuário manualmente
faz o backup ( apenas aperta 1 botão coloca um cd ou pen drive ).

Explico que :

1 - deve ser feito com as estações fechadas;
2 - se há muitos movimentos pelo menos duas vezes ao dia, por exemplo ao
meio dia e no final do dia.
3 - que o backup apesar de ser salvo no disco rigido da estacao, deve ser
copiado para a midia removivel

Ocorre que no inicio vai tudo bem e com o passar do tempo nínguem faz !

 Eu alerto ao cliente e normalmente ele limita-se a "pagar" para quem
deveria fazer o palavrão ( backup ) e não passa disso, em pequenas empresas
não há profissionais de TI.

Ai, como vi a coisa de má a pior, pensei em agendar o backup e acabei
baixando um freeware : FIBS2.0 .

Agendei para as 12 e para as 18:30 e ai teoricamente so ficou o trabalho de
copiar o arquivo de backup para a midia removivel através do explorer.

O problema que está acontecendo agora é que continuam a usar as estações no
horário do backup e ai so tem dado M , pedidos que não se fecham, contas que
não são lançadas e já verifiquei pelo horário que é justamente nesse exato
horário.

Ai eu pensei : No tempo do DBF verificavamos se as tabelas estavam em acesso
exclusivo e rodavamos um ARJ/ZIP da vida e no IB/FB ? tem como ? Digo : Se
houverem usuários acessando, o backup não é feito disparando um alerta
visual ou sonoro ate o infeliz do usuário tirar todos do banco.