[firebase-br] Lentidão na Navegação entre os Registros no Firebird 2.0

cursosvb cursosvb em itelefonica.com.br
Ter Jan 2 08:49:03 -03 2007

Olá a Todos.

Estou enfrentando um problema que não consigo resolver e preciso da
ajuda dos amigos.

Tenho uma base de dados criada na versão 1.5 do Firebird, onde as
tabelas seguem a estrutura abaixo.

CREATE TABLE TEMA (
  INTCODIGO_TEMA INTEGER NOT NULL,
  INTCODIGO_EMPRESA INTEGER,
  STRDESCRICAO_TEMA VARCHAR(50) CHARACTER SET NONE NOT NULL COLLATE NONE,
  CHRINSERIR_TEMA CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
  CHRALTERAR_TEMA CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE,
  CHREXCLUIR_TEMA CHAR(1) CHARACTER SET NONE COLLATE NONE);

Agora com a versão 2.0, resolvi converter a estrutura do banco e estou
seguindo a seguinte.

CREATE TABLE TEMA (
  INTCODIGO_TEMA INTEGER NOT NULL,
  INTCODIGO_EMPRESA INTEGER,
  STRDESCRICAO_TEMA VARCHAR(50) CHARACTER SET ISO8859_1 NOT NULL
COLLATE PT_BR,
  CHRINSERIR_TEMA CHAR(1) CHARACTER SET ISO8859_1 COLLATE PT_BR,
  CHRALTERAR_TEMA CHAR(1) CHARACTER SET ISO8859_1 COLLATE PT_BR,
  CHREXCLUIR_TEMA CHAR(1) CHARACTER SET ISO8859_1 COLLATE PT_BR);

Até ai tudo bem... meu problema começa agora, usei o banco 1.5 e
populei a tabela com 1000 registros, usei o banco 2.0 e populei a
tabela com também 1000 registros. Vou até o IBexpert e  abri os dois
banco, executei um select em cada banco. Tanto a versão 1.5 com a 2.0
me retornaram os registros no mesmo tempo, ou seja rápido, mas quando
desejo ir para o ultimo evento é que a diferença aparece. Na versão
1.5 ele move rápido, menos de 1 segundo, já no banco criando na versão
2.0 ele demora 5 segundos para chegar ao ultimo registro, o que é
inaceitável..

Será que alguém pode me ajudar????

já não sei mais o que fazer, o plano de execução dos dois bancos são
iguais, os indeces, são os mesmos, a unica informação que é diferente
é o ODS que na versão 1.5 é a versao 10.1 e na versão 2.0 é a 11.0.

Aguardo retorno do Amigos...

Alessandro