[firebase-br] Formas de acesso a base da dados FB

sicnemelpor em gmail.com sicnemelpor em gmail.com
Ter Fev 27 16:41:14 -03 2007

Não, você não deve nunca compartilhar o acesso ao ARQUIVO do .fdb! Quem
acessa é o Firebird rodando no servidor, e as estações remotas acessam via
conexão com o servidor Firebird.
E somente UM Firebird acessando este .fdb, nada de tentar carregar vários
Firebirds pra acessar ao mesmo arquivo (como em Terminal Server, talvez,
me corrijam se estiver falando bobagem).

Então, só há uma forma de acesso ao "arquivo" .fdb: via servidor Firebird
(localmente ou via rede, depende).
Quanto ao acesso ao SERVIDOR Firebird, aí sim, existe algumas variações
sobre o tema, que tem que levar em conta:

* versão do Firebird (Classic x Superserver)
* sistema operacional
* protocolo de rede

Dá uma pesquisada na lista que tem bastante mensagens sobre isso.

[]s
Nelson