[firebase-br] Firebird x Processadores

Ter Set 26 18:37:28 -03 2006

Apenas o FB Classic utiliza mais do que um processador. A versão Superserver
pode apresentar alguma perca de desempenho em máquinas de dois núcleos se
tiver um CPU_AFFINITY mal definido (para o FB 2 o padrão é usar apenas a CPU
nº 1).

O Uso de 2GB de memória não trará ganhos de desempenho, pelo menos no curto
prazo, se comparado à apenas 1GB, pois usa base possui apenas 150MB.

A Utilização de um HD sata (ou dois num espelhamento raid, já que é um
cliente abastado financeiramente) traz um bom desempenho, principalmente nas
novas unidades com 16Mb de cache interna.

Mas o que me intriga, é que são poucos usuários, com uma base relativamente
pequena que está sobrecarregando um servidor P4 3.0

Será que não há algo errado com seu modelo de dados ou controle transacional
?

Se você faz muitos cálculos via triggers / SPs, talvez fosse aconselhável
adotar algumas táticas do pessoal de Data WareHouse, criando campos
pré-calculados (desnormalização controlada) para agilizar o resultado final.
Ou adotar idéias antigas como tabelas de saldo (muito usado por coboleiros e
clippeiros).

Caso seu cliente possa esperar, recomendo que compre um processador CORE 2
DUO, pois ele é muito mais eficiente que um Pentium D, mesmo com clocks
aparentemente 40% menores. Mas um Pentium D915 (dual 2.8 com 4MB de cache
total) é um processador mais do que respeitável a um custo interessante.

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)