Re: [firebase-br] Dúvida de transação aberta no DBX

Seg Set 25 13:36:43 -03 2006

Pelas estatísticas, o controle transacional está ok.

Quanto ao dbExpress, eu não o uso e o que eu falei foi baseado em
testes que o Eduardo (da EduDelphiPage) fez e me contou.

PS: Até onde eu sei, o problema não ocorre com transações explicitas,
soh com implicitas.

PS/2: Tente fazer o seu teste dando um update em algum registro.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br

fg> Cantú em outro email você escreveu o seguinte:
fg>   O dbExpress (driver InterBase da Borland) tem um problema sério onde
fg> mesmo configurando o driver pra usar Commit ao invés de
fg> CommitRetaining, as transações implícitas continuam usando
fg> CommitRetaining :-(

fg>   Já coloquei numa lista delphi sobre o DBX deixar a transação aberta. Então
fg> pediram para fazer o seguinte:
fg>   SQLConnection1.Connected := true;
fg>   SQLQuery1.close; // select * from empresa
fg>   SQLQuery1.open;
fg>   if SQLConnection1.InTransaction then
fg>      showmessage('aberta')
fg>   else
fg>      showmessage('fechada');
fg>   SQLConnection1.Connected := false;

fg> e deu "fechada". Se o DBX fosse commitretaining e mensagem não deveria ser
fg> "aberta"? Não estou duvidando de você Cantú. Estou respondendo este email
fg> porque depois do que você escreveu, a minha dúvida voltou. Vou dar um
fg> exemplo: tenho dois sistemas monosusários, mas os bancos estão num servidor.
fg> Hoje rodei, pelo ibexpert, as estatística do banco e este foi o resultado:

fg> banco com DBX
fg> oldest active - 7097
fg> next transaction - 7102

fg> banco co IBX
fg> oldest active - 9729
fg> next transaction - 9731

fg> Para manutenção no banco, faço transação explícita.
fg> Obrigado pela atenção.