Re: [firebase-br] Dúvida com Indice

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Qua Maio 31 15:45:21 -03 2006

Além da garantia de que os dados estarão integros ?  Precisa mais alguma
coisa ?

Sim tem.. O Indice usado ajuda nos JOINs dos Selects

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Pedro" <news.pj em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, May 31, 2006 3:11 PM
Subject: Re: [firebase-br] Dúvida com Indice

Eu costumo criar índices para campos que são frequentemente pesquisados,
como nome, telefone, bairro, cidade... Normalmente são campos de texto que
não passam de 40-60 caracteres. Há rumores que entre char e varchar há
diferença de performance na busca, sendo o char de melhor desempenho por
alocar tamanho fixo definido e que isso facilita a organização para a
varredura... Enfim, não conheço detalhes do algoritmo usado pelo firebird na
"confecção" dos índices e por isso não me sinto à vontade para ir mais além.
Entretanto costumo criar índices para os dois tipos nesta faixa de tamanho e
tem corrido tudo muito bem.

A diferença de performance pela utilização ou não utilização de índices pode
ser percebida "a olho nu" para tabelas com muitas linhas.

Me veio uma pergunta também... Meio acadêmica talvez... Mas...

Quais outras importâncias de se definir um campo estrangeiro como FK? Ok,
além da praticidade, definir um FK faz o SGBD criar automaticamente um
índice para o referido campo e fazer o controle da integridade referencial.
Controle não, detecção de situações "delicadas". Quem terá que fazer o
controle é o DBA, definindo a ação em caso de modificação ou exclusão ou
criando triggers para outras estripulias. Daí... Isso pode ser feito "na
mão", já que dá trabalho mesmo... Então, o que se ganha com a definição do
FK além do exposto?

At,
Pedro.