[firebase-br] nao consigo logar no linux

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Maio 30 10:57:31 -03 2006

OK - me enganei {:-(
Quanto ao misterioso 777
Da esquerda para a direita temos vários campos.
O 777 diz respeito aos campos 2 a 4

Campo 2 - Proprietário
Campo 3 - Grupo ligado ao proprietario
Campo 4 - Todo mundo

A cada Campo estão ligados os seguintes direitos:
r significa read (leitura) peso 4
w signfica write (escrita, gravação) peso 2
x significa execute (executar) peso 1

O peso vem dos seguintes números binários:
001  r = não, w = não, x = sim.
010 r = não, w = sim, x = não
011 r = não, w = sim, x = sim
100 r = sim, w = não, x = não
101 r = sim, w = não, x = sim
110 r = sim, w = sim, x = não
111 r = sim, w = sim, x = sim

Como no número binário o primeiro campo à direita tem o valor 1, o segundo
campo tem o valor 2 e o terceiro campo tem o valor 4, basta somar estes
valores:
001 = 1
010 = 2
100 = 4
111 = 7

Assim, na sequência proprietario, grupo e todo mundo,
777 significa que o proprietário tem todos os direitos, o grupo ligado ao
proprietario tem todos os direitos, e todo mundo tem todos direitos.
Talvez fosse mais interessante criar um grupo Firebird e dar a este grupo o
direito 770 ou 774. No segundo caso o proprietário e o grupo Firebird e tem
os direis rwx, e Todo Mundo tem apenas o direito r-- ou seja, apenas o
direito de leitura.
Então é colocar os usuários que tem direito de acesso ao Firebird, dentro do
grupo Firebird. Se eu não estiver enganado, todos usuários dentro do grupo
Firebird herdam todos os direitos do grupo (me deu um branco agora, no
NetWare é assim). Incluindo e excluindo usuários do grupo Firebird dá-se e
retira-se o direito de acesso ao banco de dados Firebird.
[]´s
Otto