[firebase-br] Como encontrar valor vago para campo Auto Incrento

Elton Klemann klemann em terra.com.br
Seg Maio 29 12:24:57 -03 2006

Para procurar um código livre numa coluna (código que não foi usado), você
pode usar o select abaixo...

select min(COLUNA+1) as CODIGO
  from TABELA
 where COLUNA+1 NOT IN (SELECT COLUNA FROM TABELA)
   and COLUNA+1 <> 0

Elton

----- Original Message -----
From: "Edvaldo (bol)" <evgomes em bol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Saturday, May 27, 2006 6:15 PM
Subject: Re: [firebase-br] Como encontrar valor vago para campo Auto
Incrento

Tem sim...

Você cria uma tabela de código perdidos...

Antes de excluir um registro vc armazena na tabela de códigos perdidos o
nome da tabela e o valor do código, dá proxima vez que vc for inserir um
registro numa determinada tabela vc primeiro procura na tabela de código
perdido. Se vc encontrar um registro desta tabela que vc está incluindo o
registro na tabela de códigos perdidos vc utiliza ele e depois exclui.

Mas tome muito cuidado, pois desta forma vc acaba com a finalidade do
generator que é manter a integridade das chaves únicas, e não tem nada
deixar perder os códigos.

Edvaldo