[firebase-br] Ajuda com SELECT

Adalberto de Sousa Monteiro asm190 em gmail.com
Ter Maio 23 21:38:20 -03 2006

Boa tarde a todos

  Tenho uma tabela de clientes e uma outra aonde contem todos os telefones dele.
  Preciso fazer o seguinte, listar todos os clientes, mostrando pelo menos um telefone dele, como eu faço ??
  Lembrando que o campo FL_TIPO contem 3 valores R - Residencial, C - Comercial, E - Celular.
  Lembrando tambem que podera ter clientes sem nenhum telefone cadastrado.

  Como posso fazer um select aonde me traga os clientes mesmo que não tenham telefones cadastrados e os que tiverem, que me traga apenas um, mesmo que ele tenha outros telefones cadastrados.

  Segue a estrutura das tabelas

  CREATE TABLE TB_ENTIDADE (
      ID_ENTIDADE          DOM_ID,
      NM_ENTIDADE        VARCHAR(80) NOT NULL COLLATE PT_PT,
      [ ... outros campos ]
  );

  CREATE TABLE TB_TELEFONE (
      ID_ENTIDADE   DOM_ID,
      FL_TIPO       CHAR(1) CHARACTER SET WIN1252 DEFAULT 'R' NOT NULL,
      NR_ITEM       INTEGER NOT NULL,
      NR_DDD        VARCHAR(3) DEFAULT '',
      NR_NUMERO     VARCHAR(9) DEFAULT '',
      DS_CONTATO    VARCHAR(50) DEFAULT '' COLLATE PT_PT,
      [ ... outros campos ]
  );

  ALTER TABLE TB_TELEFONE ADD CONSTRAINT PK_TB_TELEFONE PRIMARY KEY (ID_ENTIDADE, FL_TIPO, NR_ITEM);
  ALTER TABLE TB_TELEFONE ADD CONSTRAINT FK_TELEFONE_ENTIDADE FOREIGN KEY (ID_ENTIDADE) REFERENCES TB_ENTIDADE (ID_ENTIDADE);

  Valeu
  Adalberto