[firebase-br] Off: Re: Sem saber o que aconteceu....

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Maio 22 13:10:29 -03 2006

Aliás, a situação é interessante no NetWare, sistema operacional de rede da
Novell, e com Linux usando Samba. O NetWare usa arquivos executáveis
terminados normalmente em .NLM, de NetWare (ou Novell) Loadable Modules.
Escrevo "normalmente", pois para drivers de disco e de rede há outras
terminações. Não tenho conhecimento de ter sido criado alguma vez algum
virus específico para as .NLM do NetWare.
Mas como servidor de rede, ele funciona de modo semelhante ao Samba (na
realidade é o contrário, o NetWare é mais antigo). Assim, um virus, a partir
de uma estação de trabalho, pode fazer a maior confusão nos arquivos do
Windows armazenados nos volumes de um servidor NetWare.
Mesmo do Firebird instalado no Linux, se for usada uma arquitetura
semelhante ao Clipper, por exemplo, os dados não estarão a salvo de virus,
pois o estrago será feito nos dados que foram trazidos até a estação de
trabalho Windows, e depois são gravados novamente de forma corrompida.
[]´s
Otto

----- Original Message -----
From: "Kléber Caneva" <kdcc em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, May 22, 2006 8:29 AM
Subject: Re: [firebase-br] Sem saber o que aconteceu....

A maior causa de virus em computadores são usuarios. A partir do momento que
vc está mudando da plataforma Windows para Linux (ambos tem virus, o Windows
muito mais), é questão de gosto ou performace.

O ponto chave onde vc ficará livre de virus é "servidor dedicado", ou seja,
não tem usuarios mexendo.

Tenho servidores nas 2 plataformas... e nunca tive problemas com virus.. mas
a exigencia é simples.. servidor dedidcado, nada de usuario navegando na net
ou coisa parecida.

[]´s

Kléber Caneva