Re: [firebase-br] VIEW no FB - uma decepção

Francisco Thiago jeandeadlucky em yahoo.com.br
Qui Maio 18 17:06:27 -03 2006

Bem.. metendo o meu bedelho.

>Pelo que entendi, ele NÃO alterou nenhuma tabela de sistema... ele alterou
>uma tabela "comum", criada por ele mesmo (Romulo),e não uma tabela criada
>automaticamente (as RDB$...).

Geralmente, quando se mexe no meta-data do IBExpertinho, ele modifica as
tabelas de sistema SIM. Alias, essas "tabelas criadas automaticamente" são o
dicionário de dados... Logo, alguma alteração nelas pode provocar este tipo
de situação.

A grande questão é que (e esse foi um dos motivos da minha ausência da
lista) "sempre jogam a culpa no Firebird".

Uma vez recebi uma mensagem de um cara que tinha o seguinte código do Botão
Insert dele:

Cds.Insert
Cds.Post;

E estava culpando o Delphi e o Firebird por não funcionar! É mole?! Enviei
para ele uma apostila do tipo "Aprenda Delphi em 30 lições" e não respondi a
pergunta.

Para quem trabalha o dia inteiro ouvindo reclamações e tentando concertar as
cagadas que os usuários - sempre eles - fazem, ouvir coisas assim é
desestimulante.

Não defendendo o Eduardo - mesmo por que ele não precisa disso - mas acho
compreensível.

[]'s

Francisco Thiago de Almeida
Enter & Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
Franca / SP
msn: thiago em enterplug.com.br
http://enterplug.no-ip.com/sistema_ctrc/