[firebase-br] FIREBIRD e DB2

Emerson Machado emerson_md2003 em yahoo.com.br
Ter Maio 9 18:22:39 -03 2006

Pessoal, pelo que vi aqui no uso, ele tem os mesmo recursos que o FB, o
ORACLE, MS e alguma coisas a mais.

Alem de ter um execelnte Sistema de Gerenciamento tanto gráfico quanto
textual próprio!! Não sou DBA mas tenho um pouco de conhecimento de DBs,
achei muito facil de mexer e gerenciar logo de primeria do que o FB.
Qt a instalação, ai o FB ganha.
Ah, e não sh soh para Window s não, eh pra LINUX, UNIX e AIX.

Quanto a ser feito para MAINFRAME, todos os SQL´s que conhecemos hoje
dereivam dele. O fato de ser migrado não é releveante pois quem usa disse
que chega a ser mais rápido do que até ,muitos outro concorrentes dele.

Memória, não eh pesado não, mas realmente eh bom um servidor dedicado, pois
requer no minimo 256. Mas quem quer colocar uma plicação robusta em uma
maquininhas simples??

Free, free, SQL free!
Bem acho q eh uma estratégia para ganhar mercado isso é válido. Até minha
empresa já pensou em algo assim.
Eu li os termos contratuais de uso e lá não tem dizendo que pode haver
revogaçaõ da decisão contratual.
Caso isto acontee quem já usa não perde e se quiser pode mudar para outro
BD.
Fiz os testes de Importação e Exportação entre BDs e ele eh totalmente
compativel nos formatos de dados e Procedimentos de aplicações. Tanto eh q o
pessola de desenvolvimento tah querendo migrar já para o DB2 pois eh
totalmente compativel com MSSQL e outros BDs no que se diz respeitos aos
codigos de manipulção de DADOS dentro das aplicações.
Por exemplo, tem muita coisa q eu faço no FB ou no MSSQL q se eu for migrar
de base, tenho q reescrever codigos em grande parte!

Bem estou checado com vocês, porque quero relamente saber de quem vivencia
as tarefas de usar e escolher BDs no dia a dia!
Agradeço a todos que contribuiram com as sal opinioes e se quiser comentar
as minhas, sintam-se avontade!

Um grande []

Emerson Machado