Re: [firebase-br] Corrupção de base

Alessandro Lúcio Cordeiro da Silva alecordeirosilva em yahoo.com.br
Ter Maio 9 09:19:11 -03 2006

    Cara, parece que é normal, mas com certeza não é o idealizavel. Eu estava criando um Store Procedimento que fazia um insert dentro de um loop. E por erro meu esqueci de acrescentar mais um na variavel contator (Esse é o mal de não ter FOR dentro do firebird para loop simples), resultado o Firebird não abortava e nem tinha como eu tentar abortar a executação então parei o servico como você fez, pra minha supresa também, quando dou um select na tabela, firebird trava. Não sei se existe alguma transacao oculta que não consigo dar Roolback, so sei que aquela tabela se perdeu.
    Na empresa que trabalho usa Oracle e pra atender programas por fora uso firebird, gostei do firebird, mas ainda esta bem longe de ser um Oracle.

marlon david de souza <marlon em sysmo.com.br> escreveu: Boa tarde a todos,

  Trabalhando em uma base de testes (Linux+FirebirdSS), executei um UPDATE em
uma tabela com cerca de 400.000 registros.
  No entanto, no meio do processo, tive de interrompe-lo. Fiz isso parando o
serviço (service firebird stop).
  Ai, depois de ter levantado o banco, tentei executar o mesmo comando. Para
minha surpresa, após alguns instantes, o banco interrompeu a consulta e me
retornou o erro "internal gds software consistency check (cannot find record
back version (291))".
  Tentei rodar o GFix para resolver, mas não deu certo. Tive então de fazer um
backup/restore.
  É normal acontecer esse tipo de problema ao parar o Firebird?

Sem mais,