[firebase-br] "Inserir Dados no campo de uma tabela.""

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sex Maio 5 23:36:02 -03 2006

Oi Adalton

Sem utilizar uma stored procedure ou manipular via aplicativo, a única
maneira que me ocorre é a seguinte:

INSERT INTO TABELA (CAMPO)
    SELECT
	CAST(QUALQUER_COISA AS TIPO_DO_CAMPO)
    FROM
	RDB$DATABASE
    WHERE
	EXISTS(SELECT 1 FROM TABELA WHERE OUTRO_CAMPO = OUTRO_VALOR)

Nesta construção, se não existir um registro com OUTRO_CAMPO com o valor
que você deseja, o resultado será vazio e não haverá INSERT

Mas eu acho que, na verdade, você deve estar querendo prencher um campo
(e não inserir), caso haja um outro campo com um valor X, na mesma linha
(ou registro). Neste caso, o que vc está procurando é

UPDATE TABELA SET CAMPO = Y WHERE OUTRO_CAMPO = X

[]s Eduardo