[firebase-br] Formatar Data

Fábio Henrique Beccaria Sampaio fabiohbsampaio em gmail.com
Sex Maio 5 12:39:32 -03 2006

Cara, isso só funciona dentro de uma SP ou em qualquer lugar do banco, pois
estou executando no SQL Editor do IBExpert e esta dando um erro de Conection
Lost. E aparece dois botões, Close Database ou Restore DataBase.

E não retorna nada......

----- Original Message -----
From: "Roberto Germano Vieweg Neto" <roberto em jjwinformatica.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, May 05, 2006 9:18 AM
Subject: Re: [firebase-br] Formatar Data

library DateUtilsUDF;

uses
  SysUtils,
  Classes,
  SyncObjs,
  Variants,
  DateUtils,
  StrUtils;

function FormatDateTime(AFormat, ADateTime: PChar): PChar; cdecl;
begin
  Result := PChar(SysUtils.FormatDateTime(AFormat,
StrToDateTime(ADateTime)));
end;

exports
  FormatDateTime;

begin
end.

-----------------
Salva o código aí acima num arquivo com o nome DateUtilsUDF.dpr.
Compila no delphi e copia o DateUtilsUDF.dll para dentro do diretório UDF do
firebird.
Agora executa o SQL abaixo e é só utilizar o método:

DECLARE EXTERNAL FUNCTION FORMAT_DATE_TIME
    CSTRING(50),
    CSTRING(25)
RETURNS CSTRING(50)
ENTRY_POINT 'FormatDateTime' MODULE_NAME 'DateUtilsUDF';

Pronto, para usar, um exemplo:

select
  FORMAT_DATE_TIME('yyyy.MM.dd', A.DAT_EMISSAO) AS DAT_EMISSAO
from
  NFS A

Isso irá formatar as datas assim -> 2006.04.22  (por exemplo)
Falows :D