[firebase-br] RES: SYSDBA

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Sex Maio 5 11:11:44 -03 2006

Procure no site da Firebase.. existe uma forma de você esconder as regras de
negocio do banco.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Romulo Oliveira" <romulocpd em yahoo.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, May 05, 2006 10:40 AM
Subject: Re: [firebase-br] RES: SYSDBA

Isso que mata... meu sistema é todo em Storeds Procedures e Triggers, nao
uso sql no sistema, jogo tudo pra stored.   Só que trabalho com sistema
comercial entao a base fica nos clientes, dai os caras acabam tendo acesso
as regras de negocios. isso é desanimador no FB..

"Oliveira, José Augusto Siqueira de"
<jaso em jaso.com.br> escreveu na mensagem
news:20060505115216.54D913B5A82 em smtp-gw.t5.com.br...
Na verdade mudar tem jeito sim, so que isso de pouco vai adiantar já eu na
firebird, esta senha e atribuída ao servidor e não ao banco de dados, então
Se alguém tiver acesso a sua base de dados, ele poderá copia-la e abrir em
outro computador, muitas pessoas criam uma roler com o nome SYSDBA, e logam
no banco com outro nome de usuario, já que o firebird não permite um nome de
usuario com nome de roler, logar no banco, so que isso de pouco adianta tb,
pois com um pouco de conhecimento, tem como retirar essa roler, na verdade
sua segurança, terá que ficar por conta do seu firewall, no seu servidor,
pois o interessante é que vc não deixe que pessoas externas tenhao acesso ao
seu banco, então, o que aconselho é, crie uma boa estrutura de rede, com
proteção a acessos externos com zonas bem definidas e tal, assim sua base
terá toda segurança que deseja !!!!

JASO Tecnologia & Desenvolvimento.