Re: [firebase-br] Transaçôes como usar?

Roberto Germano Vieweg Neto roberto em jjwinformatica.com.br
Sex Maio 5 10:40:42 -03 2006

Veja pelo seguinte exemplo

StartTransaction;

agora posso executar N comandos (insert, update, delete, insert, delete, delte, update...)

CommitTransaction ou RollbackTransaction

Quando vc inicia uma transação, vc está criando uma área para executar N atualizações que só serão gravadas na hora que vc executar um COMMIT!!!

Isso lhe da a possibilidade do seguinte fato, por exemplo

Start -> iniciar a trasanção
try
  1.Insert... -> OK!
  2.Insert... -> OK!
  3.Update... -> OK!
  4.Delete... -> Opa, aqui deu erro por causa de uma trigger, então as linhas abaixo não serão executas e irá direto ao except que irá cancelar todos os passos já feitos
  5.Update... -> Nao será executado por causa do erro
  6.Commit... -> Não será comitado por causa do erro
except
  Rollback;
end;

Acima seriam executados 5 comandos, e se todos fossem executados com sucesso, as alterações seriam gravadas, o problema é que um erro ocooreu no 4 passo, entao no bloco except foram descartados os passos 1, 2 e 3 ...

Espero ter ajudado....