[firebase-br] +ou- OFF-TOPIC: B-Tree

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Maio 2 19:14:21 -03 2006

Me escapou na primeira leitura o seguinte trecho:
"Minha pergunta é simples: Vocês conhecem algum software que eu possa ler
este tipo de banco de dados?"
Ler o banco de dados própriamente dito, não, mas o arquivo sim, de forma
limitada. A primeira coisa que eu faço numa situação destas é usar um editor
binário/hexadecimal para ler o arquivo. O mais antigo que conheço é o debut
do antigo DOS. Mas eu uso um pequeno programa que digitei a partir de um
livro sobre a linguagem C, e o compilei, chamado Dump.exe. Depois recompilei
o mesmo em 32 bits (com o compilador que integra o C++ Builder) e nomeei o
novo executável de Dump32.exe. Existem muitos editores hexa por aí, mas se
estiver interessado neste, contacte-me em pvt em
ottofuch em terra.com.br
[]´s
Otto
----- Original Message -----
From: "Otto" <ottofuch em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, May 02, 2006 1:09 PM
Subject: Re: [firebase-br] +ou- OFF-TOPIC: B-Tree

B-Tree e B-Tree Plus são algoritmos de armazenamento de dados visando uma
recuperação rápida de dados. B-Tree vem de Binary Tree (árvore binária) e
nela ha bifurcaçõe sucessivas dois a dois. Em certos casos pode tornar-se
ineficiente por degenerar para a direita ou para a direita, virando uma mera
lista. B-Tree Plus é Balanced Tree, árvore balanceada, que não é mais
simplesmente binária. Todos bancos de dados, mesmo os relacionais, tem nas
suas profundezes uma árvore B-Tree plus, nem que seja para organizar os
índices, como é o caso do Clipper.
O primeiro banco de dados do Turbo Pascal chamava-se Acces (nada a ver com o
mesmo nome adotado mais tarde pela Microsoft, emrpesa sem imaginação),
descrito no Turbo Pascal Database Toolbox, para o Turbo Pascalo 5.0, e o
manual descreve no Apêndica B a estrutura da árvore B-Tree Plus (chamada de
B+) usada pelo Access da Borland.
O livro SQLite, de Chirs Newman, sobre o banco de dados open-source SQLite
descreve as  camadas que compõe o gerenciador de banco de dados SQLite, e
que são as seguintes:

Interface
Processador de comandos do SQL
Máquina Virtual
Backend
B-Tree
Pager (Paginador)
Interface com o Sistema Operacional.

Conforme
http://dbforums.com/showthread.php?t=1211191
provávelmente, no seu caso, podese tratar do Btrieve, que agora se chama
Pervasive.SQL, ou do Access do Turbo Power mencionado acima no início.
[]´s
Otto

Em http://dbforums.com/showthread.php?t=1211191

" DAT and IX Files
I have a customer database I need to read. I think it's btrieve, but it
exceeds what I've seen before in btrieve. The good news is that I have ddf
files. The problem is the data files have an extension of DAT and the
indexes IX. In the past, all btrieve databases I've experienced I've been
able to open with Pervasive.SQL V9.

Any suggestions on how to open this database for odbc reading?

Thanks,
Bernie
      Bernie Hunt

        #2    01-27-06, 00:36
            Bernie Hunt    Posts: n/a

      Re: DAT and IX Files

the answer. It's not a btrieve file, it's a B-Tree file created with Turbo
Power's Filer product. Sorry for wasting the bandwidth.
      Bernie