[firebase-br] Ajuda Urgente - Delphi + IBObjects + Firebird???

Jair Roberto Silva jair em microflex.com.br
Seg Mar 27 12:39:14 -03 2006

Hugo Ricardo escreveu:
 > Boas.
 >
 > Já coloquei vários tópicos sobre este assunto, mas como não obtive
nenhuma
 > resposta/ajuda concreta, volto a colocar outro. As minhas desculpas!

Olá novamente, Hugo!

Vou repetir a resposta que dei em 22/03/2006, pois não sei se você a leu
naquela ocasião. Acho que são dicas importantes considerando o modelo de
acesso a dados que você descreveu:

"O modelo do seu sistema não é muito adequado à tecnologia utilizada. Em
SGDBs não é nada aconselhável abrir uma tabela inteira com 4000
registros em um DBGrid, principalmente se ela tiver relacionamentos. O
DBGrid navega por lotes de registros para exibir as informações deles,
pelo menos de todos os visíveis. Como há um relacionamento de
Fornecedores com TipoProdutos, a tabela filha é aberta e fechada a cada
troca de registro da tabela pai para atualizar seus parâmetros.

Experimente inicialmente eliminar o relacionamento no DataModule para
ver o que ocorre com a performance. Depois, sugiro que você dê ao
usuário um opção para filtrar apenas uns poucos fornecedores a seu
critério. Outra possibilidade seria condicionar a exibição dos produtos
ao clicar de um botão pelo usuário ("Detalhes" por exemplo), fechando a
tabela filha no scroll da tabela fornecedores.

Um abraço,
Jair"