[firebase-br] multi-camadas

Fernando Machado fm-sistemas em fm-sistemas.com
Sex Mar 24 14:58:00 -03 2006

Kléber Caneva >>Mas ai você está usando Client/Server e não Multicamadas...

Eu não me animei a entrar nesse papo com medo de dar um balão, mas como o
Kléber falou no assunto vou me animar a fazer uma pergunta:

Multicamadas não seria um servidor de socket escutando e recebendo a string
com a solicitação do cliente  e onde estariam as regras do negócio.
Da mesma forma a resposta a solicitação seria através do servidor socket
para o "socket cliente", onde a aplicação mostra o resultado que pode ser:
"Update", "Insert", "Select" ou consulta, enfim... - (até onde eu sei aqui
não entra o Zebedee)

Eu andei fazendo uns testes, pois pretendo dessa forma criar um "Replicador"
para um banco Firebird, onde o backup replicado estaria em uma máquina
servidora em outro local.

- Isso é possível. Correto ?

- No meu teste eu fiquei monitorando os acessos ao servidor, pois liberei a
porta 13546 no modem adsl para o servidor de socket. No outro dia notei que
outra pessoa ou empresa se logou nessa porta. Como pode isso se eu tenho o
firewall do windows ativado (e liberado só para o prog. de teste) ? Não é
perigoso ? Tem outra forma de fazer isso ? Ou isso é normal ele conecta e
sai sem poder fazer nada ?

[]'s

Fernando

Olá grupo,

Essa questão de multi-camada vinha me incomodando já uns 3 anos. Vou
relatar o que aconteceu comigo e como resolvi, espero ajudar.

Meu cliente tem uma fábrica localizada na cidade de Seropédica/RJ - aqui
fica o servidor rodando o firebird 1.52 - o escritório fica na Barra da
Tijuca/RJ, acessando remotamente.

Já usamos Frame Realy da Embratel 64Kb, Data Turbo Telemar 128Kb, e ela
uma lentidão que só Deus para ter compaixão. Os próprios técnicos de
ambas as companhias já havia chegado a conclusão que o tamanho era perda
de pacote que conseguentemente afetava a performace do sistema.

Na fábrica temos um outro circuito - IPConect 64Kb -  e na  Barra
Velox  300.  Diga -se de passagem  uma conexão discada  é  100 vezes
superior. Isso a Telemar não consegue explicar e muito menos resolver o
problema.

Esse sistema está estruturado da seguinte forma:
- Estrutra de cliente/servidor - 2 camadas
- Uso do Delphi 7 com IBO e IBX - em algumas rotinas.
- Cada modulo do sistema utilizo DLL. A conexão de cada dll é
compartilhada, dessa forma qualquer módulo que é acessado no sistema,
não se abre uma nova conexão.
- Cada terminal tem o seu sistema, deixando para rede somente os dados -
texto - de consulta em SQL. Os processos criticos do sistema - regra de
negocio - é feito diretamente rodando no servidor.

Esse cliente já trabalha conosco desde 1994 e a base de dados é bem
grande, fazendo uma determinada consulta em uma tabela com +- 230.000
registro demorava em torno de *3 a 5 minutos* - essa consulta sendo
realizada pelo terminal da Barra/RJ.

Instalei o utilitário ZEBEDEE em um terminal k6-500 com 64RAM. Sem fazer
nenhuma alteração no projeto esse tempo caiu para /*+- 15 segundos*/.
Olha que depois de uma chuva lá em Seropedica/RJ  o circuito IPConect
virou uma carroça e a Telemar não consegue resolver o problema  -  até o
presente momento  ainda não conseguiram.

Essa situação já me gerou muita dor de cabeça e prejuízo financeiro.
Espero que tenho ajudado com esse caso que aconteceu e acontece na
prática que que muitos dos amigos aqui do grupo não venha passar por
essa situação.

*VALE APENA ANALISAR O ZEBEDEE.*

--
*Visão On-line Assessoria e Informática Ltda.*
Jones Kleber

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=kdcc&_l=1,1143200323.25451.10072.lusaca.terra.com.br,5837,Des15,Des15

Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 23/03/2006 / Versão:
4.4.00/4725