[firebase-br] erro ao ativar indices

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Qua Mar 22 08:35:33 -03 2006

Assino em baixo.

A unica vez que vi uma banco corromper, foram problemas de impericia do
programador que alterou uma tabela com um campo not null e não preencheu seu
conteudo. E isso só dá pau na hora de restaurar o banco.

Trabalho com o IB6, FB1.0 e agora FB1.5... Já tive clientes com 50 acessos
simultaneos,  tenho base de 3 Gb carregado de imagens.. .e nunca tive
problema.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Carlos H. Cantu (TeamFB)" <listas em warmboot.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, March 21, 2006 2:20 PM
Subject: Re: [firebase-br] erro ao ativar indices

RO> Sei lá Cantu.. o FB é umb anco muito bom mesmo. Um cliente meu usa
notebooks
RO> pelo Brasil afora fazendo eventos de rodeio usando meu sistema e
funciona
RO> perfeitamente (win98 com um sistema em VB com ODBC. roda perfeitamente)
mas
RO> vejo em muitos casos que por qq coisa a base FB fica corrompida.. nao
RO> concorda?

Não... só vi bases ficarem corrompidas por problemas externos: queda
de energia, HDs pifando, manipulação incorreta de tabelas de sistema,
controle transacional incorreto, etc.

RO> O meu sistema de ordem de serviço será usado nas plataformas da
petrobras,
RO> em macaé e pelo pessoal dos EUA.. imagina se a base se corrompe?  tipo..
se
RO> a OS nao for emitida entao o car anao pode sair da plataforma e viajar
por
RO> exemplo...

Use hardware de qualidade, forced writes ON, sistema operacional
seguro, atualize a estrutura do banco sempre com uma conexão
exclusiva e você poderá dormir tranquilo.

E lógico, faça backup periodicamente (isso vale pra qualquer banco).

RO> grande parte dos problemas que temos aqui na lista sao coisas que o FB
RO> começa a dar pau no banco de dados... sera que em futuras verseos isso
RO> acontecerá menos?..

Sinceramente, não existe isso de FB começa a dar pau. Se deu pau,
alguém fez caca, mesmo que inconscientemente, ou alguma coisa está com
problema (hardware,etc.). Eu uso Firebird desde a era "InterBase", e
nunca aconteceu de "dar pau" por livre influência do Espírito Santo.

RO> Gosto mt do FB e acredito muito nele (antes nao acreditava).... mas tem
RO> momentos que fico meio bolado... não me leve a mal.. só sou um
desenvolver
RO> preocupado com o crescimento de meus clientes!

Basta trabalhar direito que nunca terá dor de cabeça.

Como vc pode reclamar da estabilidade rodando o FB no Windows 98?
O Windows 98 é por natureza um SO instável e inseguro. Nem o SQL
Server, que é da própria Microsoft, roda nele.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br